Entenda mais sobre shampoo

16/07/2013 16:31

Começando a cuidar dos seus cabelos

 

A primeira coisa que você tem a fazer é saber qual é o seu tipo de cabelo.

Se você já identificou é hora de escolher os produtos corretos, começando pelo shampoo.

Existem vários tipos de shampoo, cada qual para um determinado tipo de cabelo e para cada finalidade.

Você vai encontrar no mercado várias opções, como cabelos ressecados, anticaspa, nutritivo, hidratante, alguns específicos para bebes, anti-resíduos, e por ai vai.

Porém não só a identificação do tipo de cabelo é o suficiente, existem outras informações que são de extrema importância para que você compre o produto correto.

Então vamos ver as informações :

Veja na embalagem a informação sobre o pH, nos mais utilizados o pH mais frequente está entre 5 e 7, isso no caso de shampoos de uso habitual, pois existem outros tipos de shampoo que não seriam  aconselhados para o uso frequente, embora os mesmos não podem ser dispensados, como é o caso dos shampoos anti-resíduos.

Em casos de cabelos muito danificados ou quimicamente tratados o shampoo ideal deverá ser ácido, pois o mesmo promove uma limpeza mais profunda e adequada.

Observe o aroma do shampoo, shampoos com aromas muito fortes geralmente contém um teor mais elevado de álcool, e isso faz com que seus cabelos fiquem ressecados com mais facilidade.

Quando o Shampoo tem uma coloração muito forte, isso significa que ele possui uma enorme quantidade de corante, e que também danifica os cabelos.

A textura do shampoo também é um fator importante, pois shampoo com textura muito espessa significa que ele contém muito sal, o que pode ressecar seus cabelos e deixá-los desidratados, sem brilho e sem vida.

Analisado todos esses casos, o ideal é que você use um shampoo que esteja balanceado com um pH entre 4,5 e 5,5, de preferencia transparente, livre de corantes, espessura mais fina, livre de sal, e aroma mais suave que contém menos álcool.

Maneira eficiente de lavar os cabelos

Veja artigo no blog